Significado das cores em sua casa

Casa 4785 visitas Comentar
Significado das cores em sua casa 1

A cor tem influência em vários aspectos da nossa vida, mas o mais importante é seu efeito sobre as emoções.

Se conhecermos os efeitos que as cores exercem sobre nós, poderemos usá-las de forma positiva, utilizando seu poder curativo para melhorar o nosso bem-estar e também para nos conhecermos melhor.

Antes de escolher as tintas para pintar as paredes da sua casa, é importante perceber como a escolha da cor afecta todo o ambiente em que vive. Lembre-se que a sua casa deve ser o seu refúgio: um lugar onde se sente confortável, seguro e feliz.

Por isso, é necessário fazer com que todo o interior lhe proporcione aquilo que mais deseja: seja paz, excitação, alegria, emoção, etc.

Paredes de laranja

O laranja é energia, vitalidade, divertimento e sucesso. Estando entre o amarelo e o vermelho, pintar uma parede de laranja dá uma energia muito quente e animada, que consegue tornar o ambiente mais alegre e sociável, deixando as pessoas à vontade.

Esta é uma cor que traz originalidade e espontaneidade à sua casa, mas tenha em conta que em exagero pode provocar irritabilidade.

Paredes de azul

O azul é conhecido por ser uma cor serena, representando o céu e o mar. Apesar de haver imensos tons de azul, em geral esta é uma cor que provoca relaxamento e também segurança.

Paredes de branco

O branco é luz, paz, serenidade, pureza e também espiritualidade. Ao pintar as paredes de branco consegue um efeito confortável, aconchegante, calmo e limpo.

É uma das melhores soluções para espaços pequenos, porém não deixa de ser uma aposta muito segura onde não se correm riscos: ao pintar tudo de branco poderá simplesmente cair na monotonia e retirar alguma vida e emoção aos diferentes ambientes da sua casa.

significado das cores

Paredes de amarelo

O amarelo é cor do sol e é sinónimo de calor, alegria e dinamismo. Espaços pintados de amarelo tornam-se e geral mais optimistas, energéticos e felizes.

Porém cuidado: lembre-se que o perigo também é assinalado pela cor amarela.

Na verdade esta cor em demasia e em tons muito fortes e brilhantes poderá provocar sensações desagradáveis e tornar-se algo agressiva.

Assim, os tons mais claros e suaves de amarelo são em geral uma aposta mais confortável.

Paredes de castanho

O castanho é a cor da terra e por isso está intimamente ligado às natureza.

Esta cor transmite-nos solidez, resistência, maturidade e estabilidade; assim, ambientes pintados com tons de castanho tornam-se confortáveis, aconchegantes e simples.

O castanho é em geral uma cor calma e ideal para ambientes mais rústicos e tradicionais.

Porém, em demasia pode tornar o espaço muito estagnado e por isso monótono.

Paredes de rosa

O rosa está quase sempre relacionado com o universo feminino, transmitindo muitas vezes sensibilidade, delicadeza, romantismo e beleza.

Para além disso, o rosa também tem a capacidade de acalmar ou mesmo melhor o humor, podendo por isso ser uma boa opção para diversos ambientes.

Paredes de verde

O verde é uma cor refrescante e jovem, muitas vezes relacionada com o optimismo – porém ela não é demasiado excitante, é mais serena e calma.

Hoje em dia é bastante comum pintar apenas uma parede da divisão com uma cor distinta, mais forte e contrastante.

Esta é uma opção moderna e interessante, que traz mais dinamismo e originalidade à sua casa.

Significado das cores em sua casa 2

Paredes de preto

O preto é uma cor autoritária e austera, que por vezes também está associada a algo misterioso ou espiritual.

Em exagero torna qualquer espaço demasiado pesado e oprimido; porém um pouco de preto nas suas paredes pode indicar um certo requinte, elegância, exclusividade e dignidade.

4.3 / 5. Votos: 15

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 3
    Shares
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/para-casa/significado-das-cores-casa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Limpeza

Como eliminar salitre de uma parede

As paredes dos edifícios têm uma grande capacidade de encharcamento da água subterrânea, que se infiltra nelas como se fossem uma esponja. Um edifício pode sugar mais ou menos água em função da porosidade

mais   265