Conheça os melhores softwares para projetos eletricos

Sugestoes 224 visitas Comentar
Conheça os melhores softwares para projetos eletricos 1

O que você faz quando você precisa criar o projeto elétrico dos seus clientes? Provavelmente você começa a procurar softwares especializados para agilizar o seu trabalho, e criar sistemas elétricos integrados com precisão e rapidez. Nós entendemos que auando você tem um bom sistema de criação de projeto elétrico em mão, você consegue fazer uma série de trabalhos, e a integração com o componentes pré existentes sem o risco de falha ou incidentes. Por isso montamos essa lista de opções com os melhores softwares do mercado. 

Todos os programas da nossa lista oferecem ferramentas para criação de projetos sistemáticos, uma biblioteca de símbolos e recursos adicionais de gerenciamento para que você tenha a capacidade de criar novos diagramas elétricos, bem como remodelar os existentes. Listamos também software de criação de projetos elétrico que possuem um repositório de desenhos reutilizáveis, para que você tenha acesso a fluxogramas, diagramas, e mais recursos. Assim, você consegue projetar com mais rapidez e fidelidade.

A importância de escolher o melhor software de projeto elétrico

projeto elétrico

Como você deve imaginar, um software de design elétrico é o item essencial para a preparação de layouts de circuito elétrico impresso para empresas. Isso porque ele é usado por engenheiros elétricos e outros profissionais de áreas afins para criar ou reestruturar diagramas elétricos atuais, garantindo a conformidade das obras conforme medidas de segurança e legislação apropriadas. 

Bons softwares para o controle dos projetos elétricos otimizam toda a elaboração da estrutura elétrica em edificações, e também a colaboração entre times. Existem softwares que conseguem criar uma lista automática de equipamentos e cabos necessários em um projeto, por exemplo, simplificando essa tarefa que seria associada aos engenheiros elétricos. Isso ajuda a encurtar prazos, e a ter mais exatidão nos projetos. 

Nós sabemos o quanto é importante ter um software elétrico eficiente e por isso listamos os melhores do mercado para você comprar e comparar. Confira:

1 – EdrawMax

EdrawMax

Quer diagramar sistemas elétricos com o melhor software do mercado? Então, aqui está o que você precisa: o EdrawMax é uma ferramenta bastante fácil e intuitiva de ser usada. Ela tem uma usabilidade admirável, está disponível para todos os sistemas operacionais e é acessível em todos os navegadores. 

Com a ajuda do EdrawMax, você consegue criar facilmente uma série de desenhos para projetos elétricos profissionais, seja você um eletricista, engenheiro, mestre de obras, ou construtor. Ele cria projetos profissionais em poucos passos, e conta com todas as ferramentas e componentes essenciais necessários para criar um diagrama elétrico detalhado. 

O mais legal é que ele oferece templates de modelos de diagramas elétricos gratuitos e editáveis; e possui instalação e registro bem fáceis e rápidas de serem feitas. Apesar de ter tantos recursos, ele tem um dos preços mais acessíveis do mercado, especialmente quando comparado com AutoCad.

O programa ainda oferece suporte para salvar documentos na nuvem, ou exportar como arquivos Visio, PDF, gráficos, Word, Excel e PPT. Com ele você ainda pode adicionar marca d’água, o que o torna fundamental para estudantes, engenheiros, construtores, eletricistas, e profissionais afins.

Em outras palavras, ele é um probrama bem completo, fácil de manusear, e preciso, sendo o melhor software de desenho técnico – crie rapidamente diagramas técnicos com muitos exemplos e modelos. Ele é interessantes não apenas para iniciantes, mas para profissionais, que fazem com que ele encabece a lista de melhores softwares do mercado.

2 – Autocad

Autocad

O tão conhecido software fica em segundo lugar na nossa lista. Ele é comumente usado para a criação de desenhos, projetos e modelagem 2D e 3D, mas ele também inclui uma série de recursos para documentação, e automatização de tarefas, o que ajuda profissionais a aumentarem sua produtividade. 

No caso dos projetos elétricos ele tem uma vantagem que são os seus recursos e ferramentas específicos para o setor. O Autocad ajuda você a criar não apenas projetos elétricos, mas também projeto de planta, desenhos de layout de arquitetura, projeto mecânico, mapeamento 3D, adição de imagens digitalizadas e conversão de imagens rasterizadas. No entanto, a principal desvantagem é que esta ferramenta costuma ser um pouco cara.

3 – Ansys SpaceClaim

Ansys SpaceClaim

O terceiro da nossa lista é o ANSYS SpaceClaim, uma solução CAD 3D projetada para ajudar engenheiros e analistas a criar desenhos em 3D.

Embora ela tenha poucos recursos voltados para a área elétrica, a plataforma permite que os proficionais parametrizem arquivos CAD e preparem modelos para impressão 3D usando uma interface unificada, o que pode ajudar na hora de criar projetos elétricos.

4 – EletricalOM

EletricalOM

Pouco conhecido no mercado, o ElectricalOM é uma ferramenta de software robusta e rápida, criada essencialmente para projetos elétricos domésticos, comerciais e industriais de baixa tensão.

Ele é um pouco mais simples do que os outros dessa lista, e tem uma interface um pouco datada, mas com ele o usuário pode modelar a instalação elétrica de forma rápida e fácil realizando tarefas simples enquanto o software atua de forma interativa realizando cálculos automáticos, verificando e criando automaticamente todos os diagramas esquemáticos.

5 – SmartDraw

SmartDraw

O SmartDraw permite que você  faça qualquer projeto elétrico ou esquemático usando os modelos prédefinidos, além de outras ferramentas e símbolos integrados disponíveis na ferramenta. A grande vantagem aqui é que ele inclui símbolos padrão da indústria e oferece você a capacidade de desenhar e imprimir em qualquer escala. 

Apesar da interface pouco intuitiva, ele permite que você crie diagramas de fiação, projetos de circuitos, diagramas lógicos, diagramas de blocos, planos de fiação residencial e comercial, e ainda importe arquivos e estênceis do Visio.

Nossas dicas finais sobre a escolha do melhor software de criação de projetos elétricos

Acreditamos que o melhor software para criação de projetos elétricos é o EdrawMax, mas entendemos que você precisa do programa que melhor atende a suas próprias necessidades. As ferramentas de projeto elétrico ajudam nisso criando plantas, desenhos, ou animações dos componentes elétricos usando bibliotecas embutidas de diferentes peças e fornecendo uma visão interna dos diagramas de projeto elétrico.
Agora é sua vez de testar e escolher o melhor!

4.5 / 5. Votos: 12

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/para-casa/melhores-softwares-projetos-eletricos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.