Quem mora em apartamentos está acostumado a secar a roupa dentro de casa, seja na cozinha na sala ou no quarto.
O que as pessoas não sabem é que podem estar a prejudicar a sua saúde. E você sabia?
Pois, mas é verdade. Segundo alguns estudos, este hábito aparentemente inocente pode ser um risco para a nossa saúde.
Estes são os principais riscos se optar por secar a roupa dentro de casa:
Se não tem um pátio ou uma varanda e o único sítio onde pode secar a roupa é dentro de casa, conheça algumas soluções para reduzir as consequências de secar a roupa dentro de casa.
# Pode causar problemas respiratórios nas pessoas que lá habitam. No caso de pessoas com um sistema imunitário diminuído, os fungos podem inclusive causar uma infecção pulmonar causada pelo fungo chamado Aspergillus, que consiste uma doença que pode provocar danos irreparáveis e fatais nos pulmões.
# Pode acentuar o nível de humidade no ambiente da casa, que para além de não ser estético, estraga a casa.
Os problemas de humidade causarão estragos, mais ou menos significativos, nomeadamente manchas de bolor nas paredes ou o cheiro a mofo, dentro do ambiente e até mesmo nas suas roupas.
# A roupa que é seca dentro de casa geralmente, fica com um odor característico, não agradável, semelhante ao mofo.
O que se torna desagradável para a pessoa que tem de vestir aquela peça de roupa, bem como para com as pessoas que a rodeiam.
# Evite colocar roupas em cima dos radiadores, isto aumenta o nível de humidade.
# Separe bem as roupas no estendal – quanto mais espaço deixar entre as roupas, mas ar pode passar entre as peças, provando assim menos humidade.
# Pode agravar a doença no caso dos asmáticos.
# Use um desumidificador – não só irá remover a humidade, mas também irá antecipar o tempo de secagem das suas roupas.
# Não arrume a roupa nos armários se ainda estiver molhada ou húmida.
# Abra as janelas sempre que puder para manter a sua casa bem ventilada, principalmente depois de tomar banho, cozinhar e usar a máquina de lavar louça.
“Um alguidar cheio de roupa molhada contém quase dois litros de água, que é libertada para a divisão da casa onde se encontra”
Tecidos pesados
Peças feitas em tecidos pesados, como calças jeans, devem ser presas pelas pernas e do avesso. Isso garante que a cintura e os bolsos, partes que têm mais tecido, sequem completamente.
Não deve secar a roupa dentro de casa
Por isso, o melhor é colocar a roupa a secar na rua ou, se não conseguir, numa máquina de secar. Se não tiver uma, o melhor é optar por levar a roupa a uma lavandaria.
A máquina de secar roupa é o super-herói de qualquer casa!
Nos dias de outono e inverno, em que o excesso de humidade e a correria do dia a dia não permitem secar a roupa no exterior, esta ainda é a melhor solução.
Dica – Usar o secador de cabelo também pode ser uma boa opção para secar as roupas de forma mais rápida, desde que ele seja utilizado para finalizar a secagem de uma peça húmida ou para roupas mais finas.
No Inverno tiro a roupa da máquina de lavar e vai logo para a de secar
Não tenho espaço para secar a roupa, comprei máquina de secar
Quem não tem espaço tem mesmo que secar a roupa dentro de casa 🙁