
As paredes dos edifícios têm uma grande capacidade de encharcamento da água subterrânea, que se infiltra nelas como se fossem uma esponja.
Um edifício pode sugar mais ou menos água em função da porosidade e da permeabilidade da sua estrutura.
Aquelas eflorescências brancas que insistem em surgir das paredes, tetos e chão, significam a presença de humidade.
Humidade que tudo destrói. Em geral não sabemos como solucionar o problema ou imaginamos grandes obras de fundo em casa com as decorrentes infiltrações de pó por todo o lado.
Enfim, é um problema excessivamente conhecido, mas cuja essência escapa à nossa compreensão.
A humidade, para além de todos os danos que origina em sua casa, colocando em risco a estrutura do seu edifício, é excessivamente prejudicial à sua saúde, podendo até desencadear ou potenciar asma e alergias.
Um dos problemas das paredes é o surgimento de salitre. Nesta situação, é importante substituir o próprio reboco afetado por uma argamassa específica.
Devemos estar conscientes que, quando se efetuam pinturas nestas divisões, é apropriado o uso de tinta anti-fungos.
O tratamento e reparo do salitre passa por conhecer a proveniência da água que está a alimentar a humidade das paredes e terminar com a fonte.
Em muitos casos, tal poderá ser muito dispendioso tornando o processo impraticável.
Como eliminar salitre
O salitre é uma substância que existe em certos solos a que os químicos chamam nitrato de potássio.
Se a parede de um edifício está em proximidade com um solo que contém salitre, ou se foi empregue terra ou areia na sua construção, pode sempre ganhar salitre com a humidade.
A água dissolve o nitrato de potássio da terra e trá-lo para a superfície da parede, geralmente nos cantos, onde a água se acumula.
Depois, à medida que a água evapora, o salitre aparece sob a forma de cristais.
Para se tratar o problema é necessário descobrir a origem do mesmo e tratá-lo, para evitar o reaparecimento.

Após identificar o problema através de um diagnóstico efetuado por um técnico para a reparação dos salitres poderá ser aconselhado:
- Picar e retirar o reboco afectado até ao tijolo pelo menos 50 cm acima da zona afetada;
- Colocar uma barreira contra a humidade ascendente por injeção na base da parede de produto hidrófugo;
- Limpeza da superfície com solução ácida;
- Consolidação do suporte;
- Aplicação de produto barreira anti salitre;
- Aplicação de massa-anti salitre porosa;
- Aplicação de primário anti salitre;
- Aplicação final das tintas.
Produto para eliminar salitre CHLOR-X é uma mistura química orgânica única, indicada para a remoção de sais, cloretos e sulfatos, agentes altamente agressivos e corrosivos dos materiais ferrosos, e de outros.
Este produto é recomendado como solução auxiliar de lavagem sempre que existe necessidade de descontaminar as superfícies dos agentes agressivos – cloretos, sulfatos, sais / salitre -, na manutenção de todos os materiais ferrosos melhorando a sua conservação e duração por redução da oxidação e corrosão, como parte integrante do processo de preparação das superfícies imediatamente antes da aplicação de primários ou tintas de acabamento.