Como todos sabemos, após o confinamento pelo Covid, as vendas online aumentaram em grande número. A compra de mobiliário não ficou de fora desta tendência.
Quer esteja a comprar mobiliário para a sua casa ou para a sua empresa, é necessário ter em conta vários aspetos para ter uma experiência de compra positiva.
Eis os pontos-chave a ter em conta.
1. Certificar-se de que a loja é de confiança
Este é o primeiro passo e todos os dias há muitas lojas fantasma online; por isso, é importante saber se o ecommerce escolhido é de confiança. Uma forma é certificar-se de que o site tem o selo de confiança online, que garante um compromisso por parte das empresas em promover boas práticas na Internet, como faz a Due-home.com. O serviço ao cliente, as políticas de devolução e os métodos de pagamento também podem dar pistas.
2. Estudar as fotografias
É importante que o produto tenha várias fotografias, de diferentes perspetivas e algumas de pormenor, para verificar o acabamento, a textura ou os ornamentos, caso existam. Alguns sítios web oferecem o envio de amostras gratuitas, especialmente no caso de papel de parede ou têxteis, para poder ver como é realmente o produto. Se tal não for possível, por exemplo, no caso de uma peça de mobiliário, pode sempre contactar o retalhista para ver se este lhe pode dar mais informações ou responder às suas perguntas.
3. Preste muita atenção à descrição
Leia atentamente a descrição e nunca tome nada como garantido. Como não pode ver o artigo no local nem lhe tocar, a descrição torna-se os seus olhos e o seu tato. Pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso total. E se tiver dúvidas, avalie se vale a pena arriscar.
4. Observe as medidas do móvel
As medidas são fundamentais para fazer a compra certa. As fotografias, sobretudo se a peça em causa não tiver elementos envolventes que sirvam de referência para verificar as dimensões reais, podem facilmente gerar confusão. Meça o espaço que tem disponível (largura x comprimento x profundidade) e verifique se as medidas do móvel se ajustam.
5. Verificar a disponibilidade e o stock
Este é um aspeto a que nem sempre prestamos muita atenção, porque damos por adquirido que a entrega será rápida. Mas nem sempre é esse o caso. De facto, os prazos de entrega podem variar entre alguns dias e várias semanas ou mesmo meses. Por isso, veja com mais atenção.
6. Não se esqueça de verificar os custos de transporte
Não parta do princípio de que os portes de envio são gratuitos; não é essa a norma. É importante ter em conta se os custos de transporte são aceitáveis em função do produto. E saiba se o preço varia consoante o tamanho e o peso da embalagem.
7. Escolher o sistema de pagamento
De facto, um indício da qualidade de um sítio Web é o facto de este oferecer diferentes métodos de pagamento. Além disso, desconfie das lojas que só lhe dão uma opção de pagamento. Entre as opções habituais estão o paypal, o cartão de crédito, a transferência bancária ou mesmo o pagamento fracionado.
Como vimos, há vários aspetos a ter em conta. Tenha estas dicas em mente para a sua próxima compra de mobiliário e terá uma experiência totalmente satisfatória.