História dos decantadores de vinho
Os decantadores de vinho são utilizados há milhares de anos; desde que as pessoas bebem vinho, utilizavam originalmente jarros e recipientes feitos de prata e ouro para armazenar e servir vinho antes de introduzir no copo.
No Mundo de hoje, os decantadores de vinho estão disponíveis em todo o tipo de formas e tamanhos com designs tradicionais e modernos, todos com o mesmo propósito em mente, para guardar e armazenar vinho em prontidão para ser servido num copo.
Porque decantamos o vinho?
A decantação do vinho é realizada por duas razões principais.
Primeiro, remover o sedimento para não chegar ao copo e, segundo, ajudar o vinho a arejar e “abrir” antes de consumir.
A remoção do sedimento e a minimização da quantidade de sedimento que chega ao copo é particularmente evidente com vinhos mais velhos, ‘vintage’.
Com o tempo, uma acumulação de sedimentos indesejados (particularmente no vinho tinto em vez do branco) irá aparecer na garrafa.
Muito ocasionalmente, também podem aparecer pedaços de cortiça em desagregação, pelo que a sua remoção no processo de decantação é também de vital importância.
Quanto a permitir que o vinho areje o suficiente, a maioria dos vinhos, quando inicialmente expostos ao ar, “abrir-se-ão”, permitindo que os sabores e aromas mais complexos surjam do vinho.
Nem todos os vinhos (geralmente mais jovens) necessitarão de ser decantados, uma vez que alguns podem não precisar de tanto ar.
Estes podem não parecer notavelmente diferentes após a decantação, mas qualquer quantidade de decantação geralmente ajuda mesmo que apenas um pouco – melhor alguns do que não precisar de todo!
Outros podem parecer completamente diferentes após a decantação, quando comparados com a decantação directa da garrafa para o copo.
O bouquet e o sabor podem alterar-se notavelmente a partir de apenas 15 minutos sentados num decanter.
Os vinhos tintos envelhecidos são os que mais merecem ser decantados, e os benefícios são muito aparentes.
Como decantar uma garrafa de vinho?
- Idealmente, mantenha a sua garrafa em pé pelo menos 24 horas antes de planear bebê-la. Isto permitirá que qualquer sedimento que esteja na garrafa se assente no fundo.
- Muito lentamente, com uma mão firme, despeje da garrafa no decantador e mantenha-se atento à clareza do vinho à medida que este sai da garrafa e entra no gargalo do decantador. Quanto mais velho for o vinho, maior é a probabilidade de eventualmente ver aparecer algum sedimento e se, e quando isso ocorrer, parar de verter imediatamente. Idealmente, é aqui que deve utilizar um funil para apanhar o sedimento antes de entrar no decantador.
- Deixe o vinho agora decantado repousar durante 2 horas; isto permitirá que o vinho atinja a temperatura ambiente, ideal para o vinho tinto.
Gosto bastante de utilizar decantador de vinho tinto
Utilizo decantador de vinho gosto bastante