Fio dentário, antes ou depois de escovar os dentes?

Saude 234 visitas Comentar
Fio dentário, antes ou depois de escovar os dentes? 1

Os espaços entre os dentes acumulam, dia após dia, sobras de alimentos que se tornam bastante complicados de eliminar.

Hoje sabemos que efectuar a escovagem não é totalmente eficaz, sendo que a importância do fio dentário tem sido cada vez mais destacada pelos médicos dentistas.

No entanto, a verdade é que este procedimento necessita de alguma prática, podendo mostrar-se difícil se não for realizado da melhor forma.

Com certeza que já sabe que uma boa rotina de higiene oral inclui escovar os dentes no mínimo três vezes por dia e usar fio dentário pelo menos duas vezes por dia, mas alguma vez pensou qual dos dois deveria usar primeiro?

Não tem a certeza se deve usar o fio dentário antes ou depois de escovar os seus dentes?

Se pretendemos efectuar a melhor limpeza possível, devemos conhecer a ordem correta para a rotina de higiene oral diária. Esta tem a ver com qual a ordem que lhe remove partículas de comida e resíduos da sua boca.

A maioria das pessoas usa o fio dentário depois de escovar os dentes.

Afinal de contas, lavar os dentes auxilia na remoção da placa bacteriana e restos de alimentos das superfícies dos mesmos, ficando os locais de mais difícil acesso para o fio dental.

Ainda assim, para alguns, escovar primeiro e em seguida usar o fio dentário pode deixar restos de placa ou partículas de alimentos que são retirados dos dentes depois de utilizar o fio dentário – e tais resíduos poderão manter-se na sua boca até à próxima escovagem.

Daí a importância de escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, ou depois das refeições.

Manter uma rotina de cuidados orais total, o que contempla usar fio dentário e escovar diariamente, pode facilitar a impedir a placa bacteriana, independentemente da ordem.

fio dental

Quais os benefícios de usar fio dentário?

De forma a manter as suas gengivas em boas condições e a sua boca limpa, aconselha-se o uso de fio dentário pelo menos uma vez por dia e que escove duas vezes por dia, para que se obtenha uma higiene oral completa.

Retirar mais placa – a placa bacteriana fica enfiada entre os dentes e o fio dentário ajuda na sua extracção. Efectuar a lavagem dos dentes usando uma escova de dentes eléctrica, pode auxiliar na remoção da placa bacteriana e resíduos existentes na boca.


Ajudar a manter os dentes mais brancos – para melhor proteger os dentes da descoloração e manchas em consequência do tártaro, que apenas pode ser removido por um dentista, o ideal é precaver a formação do tártaro antes de qualquer coisa.

Quando a placa bacteriana acumulada fica dura converte-se em tártaro – modificando a cor do seu sorriso. Sempre que usa o fio dental retirará placa antes de esta sequer ter chance de endurecer e se transformar em tártaro.

Manter as gengivas em boas condições – cuidar bem das gengivas é importante, principalmente porque as gengivas são o alicerce para um bonito sorriso.

Sempre que escove e use o fio dentário durante os 2 minutos indicados por dentistas, a linha das suas gengivas ficará devidamente limpa e com maior eficácia.

fio dentário

Existem 6 passos que o podem ajudar para ter uma boa higienização com fio dentário:

1- Tire da caixa – Utilize aproximadamente 40cm de fio dentário.

2- Enrolar nos dedos – Primeiro deve passar o fio nos dedos médios das mãos: num, grande parte do fio e noutro uma pequena parte da extremidade oposta. Deixando algum fio entre os dedos, confira de que utiliza fio limpo em cada espaço. Desta forma, ao mesmo tempo que o for usando, enrole-o no dedo onde tinha colocado menor quantidade, inicialmente.

3- Introduzir o fio entre 2 dentes – Com a ajuda dos dedos indicadores e dos polegares, insira o fio no espaço entre dois dentes.

4- Iniciar os movimentos – Fazendo a forma de um “C”, apoie o fio a uma das superfícies dentárias. Em seguida, deslize-o suave e verticalmente ao longo de cada dente. Este procedimento, deverá exceder suavemente a linha entre o dente e a gengiva, mas sem pressionar.

5 – Remover o fio do espaço – Para tirar o fio do meio dos dentes, faça movimentos suaves para a frente e para trás, até o mesmo sair facilmente.

6- Passar em todos os dentes – Realize o mesmo procedimento em todos os dentes, até assegurar que todos os espaços já se encontram devidamente limpos.

Que tipo de fio dentário deve usar?

Existem diversos tipos de fio dentário disponíveis no mercado, com várias características. Há fios que possuem vários filamentos e outros de filamento único, usualmente apropriados para quem possui os dentes mais estreitos.

Paralelamente, poderá encontrar produtos com vários sabores, com efeito branqueador, com ou sem cera, com haste e até porta-fios, escovilhões e outros fios especialmente concebidos para pessoas que usam aparelho.

4.4 / 5. Votos: 17

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/saude/fio-dentario-antes-ou-depois-de-escovar-os-dentes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *