Anda a dormir mal? Saiba quais os sinais de que pode estar a precisar de dormir mais

Saude 241 visitas Comentar
Anda a dormir mal? Saiba quais os sinais de que pode estar a precisar de dormir mais 1

Se respondeu afirmativamente à pergunta do título, saiba que não é o único.

De acordo com dados da Associação Portuguesa do Sono, o cenário mais comum é dormir menos de 6 horas por noite, devido a causas tão variadas quanto o stress ou a ansiedade, horários irregulares, estilo de vida não saudável, medicação, doenças mentais, distúrbios do sono ou mesmo outros problemas de saúde.

Se este é o seu caso, um suplemento natural poderá ajudar a aliviar naturalmente os sintomas da ansiedade e de stress, como as cápsulas animafort multi permitindo ainda encontrar um estado de relaxamento físico e mental.

Compreenda como identificar a privação de sono em si e naqueles que o rodeiam, e perceba o que acontece no cérebro quando não dormimos o suficiente.

Quais os sinais de que precisa para dormir mais?
O nosso corpo funciona como uma máquina e, como tal, tem formas de nos alertar quando algo está a prejudicar a sua atividade saudável.

Estes são alguns dos sinais que poderá sentir caso ande a dormir mal:

Cansaço e sonolência

O sinal mais óbvio da privação do sono é a sensação de cansaço ou sonolência durante o dia. Acordar com mais cansaço do que aquele com que se deitou, por exemplo, significa que o seu sono não foi reparador.

Para além da sensação desagradável e da falta de energia, estes sinais podem ser perigosos, porque não raras vezes levam a situações de acidente, colocando em perigo a vida do próprio e dos que o rodeiam.

Dificuldades de memória

É quando dormimos que o cérebro processa as informações, armazenando umas e descartando outras. Quando o sono é insuficiente, este processo é afetado, provocando falhas na memória.

Problemas de concentração

Quando a falta de descanso não permite ao cérebro reorganizar-se, a capacidade de raciocínio é afetada. Isto faz com que a pessoa possa sentir dificuldades em concentrar-se, resolver problemas ou tomar decisões, mesmo as mais simples.

Aumento do apetite

É verdade: o apetite está intimamente relacionado com a qualidade do sono. A falta de sono desregula o sistema hormonal, que, por sua vez, está relacionado com o controlo do apetite. Logo, quando dormimos pouco temos tendência para sentir mais fome e para comer mais.

Irritabilidade

A falta de sono acaba também por gerar uma maior irritabilidade no indivíduo, frequentemente manifestada pela falta de paciência para lidar com tarefas ou interações simples e pela facilidade em alcançar um estado de frustração.

Em alguns casos, pode fazer com que a pessoa se isole, por modo a evitar estas situações.

dormir mal

O que acontece quando dorme mal?

São vários os processos biológicos que têm lugar durante o sono. Por um lado, é enquanto dormimos que o cérebro armazena as novas informações do dia a dia e se desfaz de todas aquelas que não importam.

Por outro, é este o momento em que as células nervosas comunicam e se reorganizam, permitindo o funcionamento cognitivo saudável. Ao nível do corpo, a energia é restaurada, as células são reparadas e algumas moléculas essenciais, como hormonas e proteínas, são libertadas no organismo.

A qualidade do sono tem um impacto direto na saúde e na qualidade de vida. Ao não dormir, todos estes processos, essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, tanto a nível físico como mental, são afetados.

Dormir mal pode ter consequências graves, não só através dos sinais acima mencionados, como também através do aumento da propensão para doenças cardiovasculares, mentais e de demência.

Por isso, caso note os sinais acima mencionados em si ou em alguém próximo, está na altura de tomar medidas. Ao contrário do que muitos pensam, o sono perdido numa noite não pode ser “recuperado” na noite seguinte, ou mesmo uma semana depois.

É essencial criar uma rotina de sono estável e saudável, onde possa ir buscar toda a vitalidade de que necessita para viver da melhor forma. Já sabe o que vai fazer para melhorar a qualidade do seu sono?

4.7 / 5. Votos: 26

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/saude/dormir-mal-quais-os-sinais/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.