
Quem anda de bicicleta habitualmente é mais resistente a patologias do foro emocional, como as depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos para ultrapassar este estado emocional.
Trocar o carro pela bicicleta bina não é apenas uma decisão amiga do ambiente, como também uma questão de saúde. Sabia que se pedalar com frequência torna o seu coração mais saudável?
Estudos comprovam que andar de bicicleta é uma das actividades mais completas no que diz respeito à protecção articular, prevenção de dores lombares e melhoria do sistema circulatório e imunitário.
Andar de bicicleta é um excelente exercício cardiovascular que ajuda a fortalecer o músculo cardíaco.
Também foi demonstrado que a intensidade do exercício realizado ao andar de bicicleta nos traz excelentes benefícios à saúde, sendo que os maiores são o exercitar da parte superior (costas, peito e ombros) e da parte inferior do corpo (nádegas e coxas).
Andar de bicicleta é uma forma de exercício acessível de encaixar na rotina diária, seja no caminho do trabalho, da faculdade ou da escola, bem como em um passeio no parque.
Por se tratar de um exercício sentado, não existe sobrecarga de articulações ou coluna, sendo uma excelente possibilidade de actividade física para quem está com excesso de peso ou por não praticar outros exercícios.
Corpo fit e saúde de ferro
Andar de bicicleta faz com que o coração bata mais rápido, active os músculos e gaste energia acumulada no tecido adiposo, portanto pode queimar de 400 a 1000 calorias por hora, dependendo da intensidade e do peso da pessoa.
Quanto maior é a carga e a intensidade do exercício, mais calorias são perdidas.
No entanto, também é necessário cuidar da alimentação para alcançar uma efectiva perda de peso. É aconselhado comer muitos vegetais, frutas, proteínas e fibras.
Cuidados a ter antes de andar de bicicleta
Antes de qualquer exercício físico, convém lembrar-se que não se pode começar repentinamente. Para pedalar, existem várias recomendações.
É indispensável fazer alongamentos prévios, trabalhando sobretudo os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço durante alguns minutos, como se estivesse a espreguiçar-se.
Não se esqueça de aplicar protector solar e de usar capacete e colete reflector. Use roupa almofadada na região do corpo que fica em contacto com o selim.
https://www.dicasetricas.com/para-casa/andar-de-bicicleta-quais-os-beneficios-para-a-saude/