Saiba como lavar as roupas para que durem mais

Limpeza 618 visitas Comentar

Lavar as roupas é aparentemente uma tarefa simples, mas não basta colocar todas as roupas na máquina de lavar e apertar o “Ligar” para depois retirar tudo limpo, cheiroso e em perfeito estado.

Siga algumas dicas:

Separe a sua roupa – Existe roupa escura, roupa clara e roupa de cor. Lave sempre em separado para melhores resultados, pois a roupa mais escura poderá manchar a roupa clara.

Escolha e utilize o detergente correctamente – Escolher um bom detergente faz toda a diferença na sua roupa. Siga as instruções da embalagem. Por vezes utilizar mal o seu detergente pode trazer o efeito contrário, isto é, a sua roupa pode, por exemplo, ficar manchada se colocado em excesso.

Tenha atenção às etiquetas da sua roupa – Existem peças que não podem ser lavadas na máquina de lavar, só à mão ou a seco. Existem outras que podem ser lavadas, mas a baixas temperaturas. Deve verificar sempre as etiquetas.

Não encha a máquina totalmente – Ao encher a máquina só vai contribuir para que a sua roupa fique apertada, dificultando assim a remoção eficaz das nódoas e aumenta também, os vincos que ao passar sentirá a diferença.

Escolha do programa de lavagem – Tenha em atenção o programa que se adequa ao tipo de roupa que vai lavar bem como a temperatura da lavagem. A maior parte da sua roupa pode ser lavada a frio, podendo assim, poupar na conta da electricidade.
Muito importante também, é escolher os programas de centrifugação se fôr possível na própria máquina. Os programas com mais rotações deixam a roupa com mais vincos.

Saiba como lavar as roupas para que durem mais

Tratamento de nódoas mais difíceis – Algumas nódoas necessitam de maior cuidado. Antes de colocar a roupa na máquina de lavar, pode colocar um pouco de detergente directamente na nódoa para uma lavagem mias eficaz. Existem algumas dicas para remoção de nódoas difíceis

Trate a roupa depois da lavada – Retire a roupa da máquina de imediato, sacuda-a e estique-a. Se esta ficar muito tempo, para além de começar a cheirar mal, fica vincada e será mais difícil passa-la. Se alguma peça ainda apresentar vestígios de nódoas pode preparar uma solução de água e lixívia delicada e colocar de molho, no caso da mesma poder ser lavada com lixívia. Depois de removida a nódoa, pode enxaguar e secar normalmente.

Cuidado ao estender a sua roupa – Ao estender tenha sempre em atenção o melhor sítio para colocar as molas, tente aproveitar as costuras da roupa, para que esta não fique marcada. No caso de roupas escuras vire-as sempre do avesso e evite que elas fiquem manchadas ou desbotadas pelo sol.

Não deixe a sua roupa a secar muito tempo – No caso de secar no estendal, não deixe ficar muito tempo, apanhe-a assim que não a sentir húmida. Se secar a sua roupa na máquina de secar (cuidado, este tipo de máquina não é adequado a todo o tipo de roupa, confirme sempre na etiqueta da peça) não coloque muito tempo de secagem e não encha a máquina.

Saiba como lavar as roupas para que durem mais
4.6 (92%) 20 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *