Os 5 melhores jogos e aplicações para estimular o cérebro

Internet 48 visitas Comentar
Os 5 melhores jogos e aplicações para estimular o cérebro 1

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo e, como tal, precisa de ser exercitado. Da mesma forma que um modo de vida sedentário afeta os nossos músculos e articulações, a ausência de atividade cerebral pode condicionar a nossa capacidade de concentração, memória e raciocínio.

Felizmente, é possível “trabalhar” o cérebro de forma divertida com a ajuda de alguns jogos especificamente desenhados para melhorar o nosso desempenho cerebral.

Exercitar a matéria cinzenta diariamente é uma excelente maneira de melhorar a nossa saúde e bem-estar e prevenir doenças como Alzheimer, Parkinson, depressão ou ansiedade.

Raciocínio lógico: Sudoku

O Sudoku é um jogo de origem japonesa que se tornou num autêntico fenómeno mundial há cerca de 15 anos. A popularidade do Sudoku diminuiu ao longo da última década, mas este puzzle asiático continua a ser um dos melhores exercícios cerebrais disponíveis na Internet.

Existem dezenas ou mesmo centenas de aplicações gratuitas de Sudoku, com variados modos e graus de dificuldade. Mas de que forma é que jogar Sudoku afeta os nossos cérebros?

O Sudoku é conhecido por ser um puzzle lógico desafiante e por melhorar a nossa capacidade raciocínio. Além disso, exige muita concentração e capacidade de memorização, tratando-se por isso de um exercício bastante completo para o cérebro.

Resolver um puzzle de Sudoku por dia é uma excelente forma de desenvolver estas aptidões.

Inteligência emocional: Poker

melhores jogos

Uma grande capacidade de controlo emocional é a chave para ganhar qualquer jogo de poker.

O nosso pensamento está intrinsecamente ligado às nossas emoções, e é por isso que desenvolver uma boa capacidade de inteligência emocional é fundamental.

Neste ponto, nenhum jogo é tão apropriado como o poker. Ainda que envolva um componente de sorte, o poker é um jogo de cartas fascinante que coloca os nossos cérebros a trabalhar a todos os níveis.

É ideal para melhorar a nossa capacidade de análise comportamental, concentração, memorização e paciência. É um jogo que testa os limites do nosso próprio controlo emocional e que nos obriga a pensar de forma eficiente em momentos de grande pressão.

Jogar poker com amigos é uma ótima maneira de exercitar o cérebro, mas o poker moderno é maioritariamente jogado no espaço online.

Em Portugal, sites licenciados como o 888 oferecem bónus de boas-vindas a todos os jogadores que queiram experimentar jogar Poker pela primeira vez.

Cultura geral: Random Trivia Generator

Uma boa maneira de testar os limites do nosso cérebro passa por testar os limites do nosso conhecimento. Ter um conhecimento básico de cultura geral também é importante por motivos sociais, já que nos ajuda a sermos pessoas mais interessantes e conversadoras.

Existem vários jogos de cultura geral na Internet, desde aplicações menos conhecidas até a autênticos sucessos como o “Quem Quer Ser Milionário.” No entanto, poucos são tão práticos como o Random Trivia Generator.

O Random Trivia Generator é um site muito simples em que os utilizadores têm acesso a uma série de questões de cultura geral e respetivas respostas.

É uma ótima forma de pôr à prova a nossa memória e conhecimento geral. Além disso, é ideal para aprender mais sobre tópicos tão díspares quanto história, literatura, ciência ou cultura pop.

Concentração: Brain Age Concentration Training

jogos e aplicações

A concentração é especialmente importante para estudantes e crianças em desenvolvimento.

De todos os jogos para o cérebro na nossa lista, o Brain Age Concentration Training é talvez o menos acessível. Afinal, foi lançado como um videojogo para a consola Nintendo 3DS e é relativamente difícil de encontrar, mesmo em lojas virtuais.

No entanto, está repleto de exercícios cerebrais extremamente úteis que se encontram especialmente desenhados para desenvolver a nossa capacidade de concentração.

É um jogo perfeito para crianças em desenvolvimento, estudantes que precisem de se concentrar durante horas a fio, ou adultos que simplesmente desejem melhorar a sua capacidade de concentração.

O Brain Age Concentration Training oferece uma miríade de jogos cerebrais que ajudam a melhorar não só a nossa capacidade de concentração como o nosso pensamento lógico e matemático. Também se encontra disponível para a consola Nintendo Wii.

Saúde mental: Lumosity e outras apps com desafios diários

Se o seu desejo passa por exercitar o cérebro ao máximo, aderir a uma aplicação como a Lumosity é praticamente obrigatório. Existem várias aplicações que funcionam com base no modelo da Lumosity, a app do género mais conhecida.

Estas aplicações contribuem para a sua saúde mental porque lhe oferecem uma série de desafios cerebrais diários que podem melhorar consideravelmente a sua inteligência, memória e rapidez de pensamento.

Por ser uma app com puzzles diários, a Lumosity funciona como um regime de exercício cerebral cumulativo. Adicionar uma aplicação deste género à sua rotina diária pode ser uma excelente forma de melhorar a sua saúde e bem-estar.

Da mesma maneira que uma alimentação saudável pode fazer maravilhas pelo nosso estômago ou intestinos, uma dose diária de exercício mental pode ser a chave para “dar corda” aos nossos cérebros.

4.6 / 5. Votos: 11

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/dica/internet/melhores-jogos-aplicacoes-estimular-cerebro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receitas

Lasanha de brócolos e salmão

Ingredientes (6 pessoas): 400 gr de salmão em cubos pequenos 2 embalagens Molho Bechamel 1 embalagem folhas de lasanha pré-cozidas 300 gr brócolos 1 cebola grande 1 alho francês 2 dentes de alho 2

mais   6083