O que não deve ser congelado

Cozinha 1557 visitas 2 Comentarios

Alguns alimentos simplesmente não resistem à acção do frio e ficam com o sabor, textura e propriedades nutricionais alterados.

Batatas

Congelar batatas cozidas não é uma boa ideia. Elas absorvem muita água, amolecem, esfarelam e escurecem. Mas, se estiverem fritas ou na forma de puré, não há problema.

Iogurte

Não deve ser congelado, pois os ingredientes que o compõem tendem a se separar e o produto fica com a aparência talhada.

Frutas

Algumas frutas delicadas, como a pêra, manga e a banana, têm a cor alterada em baixas temperaturas. Por isso, só podem ser congeladas se estiverem cozidas, em forma de calda ou puré.

não deve ser congelado

Fermento fresco

Nunca deve ser congelado. Quando descongelado ele perde parcialmente o poder de fermentação, alterando a receita.

Ovo cru inteiro

Não pode ser congelado, pois a casca estoura. Mas a clara ao natural pode ser congelada sem problemas. Basta colocá-la num saco e etiquetar. Para congelar as gemas, o segredo é batê-las bem, acrescentar ½ colher (chá) de sal ou de açúcar e embalar em saco plástico etiquetado.

Chantilly

Não deve ser congelado, pois durante o descongelamento, a parte gordurosa separa-se da líquida.


2 Comentários
  1. Paula Sousa

    | Responder

    Óptima dica!

  2. Luisa

    | Responder

    Muito interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Beleza

Validade dos produtos de beleza

Usar um cosmético cuja validade expirou pode ser perigoso. No caso da maquilhagem, a ameaça é ainda maior já que a quantidade de corante potencialmente alergénica entra em contrato directo com regiões da pele

mais   448